Sua região é

 

Encontre tudo o que você precisa para sua casa no hagah. Decoração, arquitetura, jardinagem, construção, segurança, móveis e muito mais em Porto Alegre e no RS.

 

Notícias

Decoração

Dicas para mudar sua casa sem precisar de reforma

Designer de interiores Lia Razzera mostra como pequenas mudanças podem fazer toda a diferença



Compartilhar

Que tal uma repaginada na sua casa? Mudanças nos ambientes sempre dão espaço para criatividade e personalização. Nós conversamos com a designer de interiores Lia Razzera e descobrimos várias ideias para você mudar a decoração da sua casa sem precisar de reforma e quebra-quebra. Os pequenos detalhes podem mudar a cara do ambiente com uma reforminha rápida e prática com algumas coisas que você mesmo pode fazer. Confira.

Sala de estar e jantar

Para o ambiente mais visto da casa é possível fazer uma grande variedade de mudanças sutis, mas que transformam as peças. A pintura de alguma das paredes pode ser uma ótima solução. Se incluirmos um quadro novo, um adesivo, espelhos ou mesmo aqueles quadros que são apenas a moldura, a sala já fica com outra cara. Papéis de parede também ficam ótimos para destacar uma parede.

 assunto
Na foto acima vemos um exemplo do uso de espelhos na sala de jantar. Abaixo, composição de adesivo com um vaso com uma Rafi
 assunto

Para ambientes em tons claros, vale a pena investir em cores. Uma capa ou manta colorida para o sofá, almofadas coloridas e estampadas, divertidas, com tamanhos e formatos diferentes dão alegria para o local e deixam tudo mais aconchegante. “Cortinas estampadas e com cores marcantes também estão super em alta", afima Lia.

 assunto
Cores nos detalhes deixam tudo mais alegre

Mudanças no mobiliário - mesmo que só de lugar dentro do espaço - também servem como um frescor na decoração. O reaproveitamento de móveis é uma tendência muito forte. Reformar um sofá é, em geral, muito mais barato do que comprar um sofá novo. Para uma sala de jantar de seis lugares, por exemplo, Lia recomenda a troca de duas cadeiras de cabeceira por pequenas poltronas. Ou ainda a mudança dos estofados das cadeiras.

 assunto
Acima vemos um exemplo em que as cadeiras da cabeceira da mesa de jantar são diferentes das demais

Na onda do reaproveitamento, os móveis de madeira de demolição são o xodó dos decoradores e designers de interiores. O bom é que como ele é uma peça de design, única, não precisa necessariamente combinar com a decoração. Ele se impõe e fica lindo em qualquer estilo de casa.

E não esqueça do piso. Lia afirma que um tapete pode fazer um milagre em sua sala. E nem precisa gastar muito. Hoje em dia há lojas que vendem tapetes muito bonitos por preços bem acessíveis. Mas se você prefere pisos de madeira, eles podem muito bem ser restaurados ou pintados.

Para um toque final e de vida, nunca deixe de considerar as plantas. Vasos com folhagens ou flores são perfeitos para aquele cantinho onde você não sabia o que colocar.

 assunto
Cactos são muito fáceis de cuidar, para quem acha que as plantas morrem

Quarto

Nos quartos o que se quer sempre é aconchego, comodidade. Uma idéia para deixar sua cama box mais bonita e confortável sem gastar muito é fazer uma cabeceira estofada. Usa-se um varão, como os de cortinas, com almofadões suspensos através de alças. Fica muito charmoso. Porém, Lia dá outra sugestão para quem está mais preocupada com a estética. “Os adesivos que imitam cabeceiras são bonitos e sempre funcionam.”

 assunto
Vemos aí um exemplo lindo de cabeceira estofada para box com o detalhe da mesa auxiliar em madeira de demolição

Quadros acima da cama - podem ser do casal, de uma paisagem, etc. - preenchem o espaço vazio com algo agradável aos olhos. Um abajour personalizado também pode se destacar. Lia conta um segredinho sobre abajoures: “sabe esses de fio de seda que estão super na moda? Você pode comprar um com uma pantalha simples e tirar o forro, deixando só os arames. Em seguida, comprar um tecido voal listrado ou da cor que você quiser e forre. Você vai ter em casa um abajour que, numa loja chique, custa mais de R$ 300". Outras cúpulas de luminárias também podem receber um forro novo e se transformar em uma peça única e cheia de estilo.

Puffs, baús e bancos com almofadas aos pés da cama também fazem uma diferença grande no quarto. O jogos de cores com cortinas são igualmente bem vindos nos dormitórios. O mesmo para os espelhos, que criam uma ilusão de espaço maior nos quartos cada vez menores dos apartamentos.

Banheiro

Para os banheiros, geralmente pequenos, o segredo é, ao invés de instalar um armário acima do balcão, deixar a parede toda com espelho. Lia afirma que quem quer dar uma cara nova para seu banheiro, basta pintar os azulejos do ambiente com outra cor (que combine com a louça, claro) e usar pastilhas no box. Hoje, existem pastilhas que podem ser coladas por cima da cobertura original da parede, sem necessidade de quebrar tudo. E o preço é bem acessível. Mas se você estiver disposto a gastar um pouquinho mais, pode pastilhar o banheiro todo.

A iluminação das peças é um aspecto por vezes esquecido. Lia conta que a maioria dos banheiros de agora têm o teto rebaixado com gesso. Desta forma, com pouco dinheiro e quase nada de sujeira é possível embutir pontos de cristal com lâmpadas de led, que dão um aspecto moderno ao ambiente. Lia indica a Boutique dos Lustres para a compra de materiais de iluminação.

Papel de parede só é indicado para lavabos, por terem menos umidade sem o chuveiro. Trocas de bancada, da cuba da pia e detalhes em prateleiras custam um pouquinho mais, mas mudam bastante a aparência do banheiro.

Comentários

Flávia Clarindo

Denuncie este comentário

Ótimas dicas Lia Razzera.

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS